Acesso ao Blog

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Biomas e Ecossistemas


Biomas e Ecossistemas

O clima, a topografia e o solo determinam o caráter de mudança da vida animal e vegetal sobre a superfície da Terra.
Embora não haja lugares que abriguem exatamente o mesmo conjunto de espécies, podemos agrupar unidades biológicas em categorias baseadas em suas formas vegetais dominantes: Biomas.
Os biomas constituem um sistema de classificação das comunidades e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais (convergência).
Convergência: semelhança entre organismos que pertencem a grupos taxonômicos diferentes, resultante da adaptação a ambientes semelhantes.
Ecossistema: Sistemas ecológicos grandes e complexos.
Odum (1988): Qualquer unidade que abranja todos os organismos que funcionam em conjunto (comunidade biótica) numa determinada área, interagindo com o ambiente físico de tal forma que um fluxo de energia produza estruturas bióticas claramente definidas e uma ciclagem de materiais entre as partes vivas e não-vivas.
Ecossistema de savana, de floresta, de estuário  poucas trocas de energia e substância entre si quando comparados às transformações que ocorrem dentro de cada um.
Biosfera: todos os ambientes e organismos da terra.
Todos os ecossistemas estão interligados através da energia e dos nutrientes transportados pelas correntes de vento e de água e pelos movimentos dos organismos.
A importância da troca de matéria entre os ecossistemas dentro da biosfera é acentuada pelas conseqüências globais das atividades humanas

Os ecossistemas são constituídos por dois tipos de componentes:
 Abióticos: que em conjunto constituem o biótopo: ambiente físico e fatores químicos e físicos. A radiação solar é um dos principais fatores físicos dos ecossistemas terrestres, pois é através dela que as plantas realizam fotossíntese, liberando oxigênio para a atmosfera e transformando a energia luminosa em química.
 Bióticos: representados pelos seres vivos que compõem a comunidade biótica.

 Há diferentes sistemas de classificação dos biomas.
As distribuições geográficas desses biomas correspondem aproximadamente às grandes zonas climáticas: distinções mais ou menos definidas entre os biomas, entretanto as características de um bioma normalmente interpenetram gradualmente no bioma adjacente.
Possibilidade de distinção - nenhum tipo de planta pode resistir a todo o intervalo de condições na superfície da Terra - distribuição limitada dos organismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário