Acesso ao Blog

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PLANTA – CLASSIFICAÇÃO QUANTO À LONGEVIDADE E AO SEXO

QUANTO À LONGEVIDADE:
Anual: planta que gemina, cresce, floresce, frutifica e morre no período de ate um ano. Ex: milho, botão-de-ouro, feijão;
Milho

Bianual: planta que completa o seu ciclo de vida num período além de um ano, mas sem passar de dois anos;
Perene: planta que perdura por mais de dois anos. Ex.: árvores, bromélias, orquídeas.
Bromélia

QUANTO AO SEXO:
 Monóica: planta que tem flores unissexuais, masculinas e femininas, sobre o mesmo individuo. Ex.: mamona, milho;
Mamona

Dióica: planta que tem flores unissexuais masculinas em um indivíduo e flores femininas em outro indivíduo. Ex.: tamareira;
Tamareira
Hermafrodita: planta que só tem flores hermafroditas sobre o mesmo indivíduo. Ex.: laranjeira;
Laranjeira 
Polígama: planta que tem flores unissexuais e hermafroditas sobre o mesmo indivíduo. Ex.: margarida.
Margarida
NOTA:
Vivaz: há a tendência de se chamar vivaz (e não perene) a planta que tem órgãos aéreos anuais, dotadas de rizomas, tubérculos, bulbos etc. Ex.: dália
Dália 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

ÓRGÃOS REPRODUTORES HUMANOS

Cada sexo possui órgãos sexuais, ou reprodutores, que produzem e transmitem as células germinativas ou gametas a partir das glândulas sexuais ou gônadas. O órgão sexual no indivíduo do sexo masculino, o pênis, deposita os espermatozóides, produzidos pelos testículos, no trato genital feminino. No indivíduo do sexo feminino a vagina é o receptáculo para os espermatozóides e o útero nutre o embrião até o nascimento.

Órgãos reprodutores na mulher

Os óvulos (células germinativas femininas) são produzidos por dois ovários  de conformação ovóide localizados na parte superior da cavidade pélvica, um de cada lado do útero. Quando liberado pelo ovário na ovulação, o ovócito secundário, freqüentemente chamado de ovulo, passa para uma das duas tubas uterinas em forma de trombeta. Essas tubas abrem-se no útero, em forma de pêra, que guarda e nutre o embrião e o feto até o nascimento.
Estrutura do útero. O útero é um órgão de parede espessa e em forma de pêra. Varia consideravelmente de tamanho, mas normalmente tem de 7 a 8 cm de comprimento, 5 a 7 cm de largura na parte superior, e de 2 a 3 cm de espessura.
O útero consiste de duas partes principais, o corpo e o cérvice. O fundo é a parte arredondada superior do corpo uterino.
A parede do corpo do útero consiste de três camadas:
1.      Perimétrio: camada externa bem fina de peritônio;
2.      Miométrio: camada espessa de músculo liso;
3.      Endométrio: camada interna fina de revestimento.
A vagina. A vagina é um tubo muscular que passa para o exterior vindo da extremidade inferior do útero, denominada cérvice. A vagina é o órgão feminino que recebe o órgão masculino ou pênis durante a relação sexual. Serve também como receptáculo temporário para os espermatozóides antes que estes iniciem sua passagem pelo útero e pelas tubas uterinas.
Os órgãos sexuais externos. A genitália externa ou órgãos sexuais da mulher são conhecidos coletivamente como vulva ou pudendo. Duas dobras externas de pele, denominadas grandes lábios, ocultam a abertura da vagina. Dentro destas dobras existem duas outras dobras menores de membrana mucosa denominadas pequenos lábios.
O clitóris esta na junção dessas dobras; é um pequeno órgão erétil. A vagina e a uretra abrem-se para uma cavidade conhecida como vestíbulo (a fenda entre os pequenos lábios). O clitóris é o equivalente morfológico do pênis. É importante no estimulo sexual da mulher.

Órgãos reprodutores masculinos

O sistema reprodutor masculino inclui os testículos, o epidídimo, o duto deferente, a próstata, as vesículas seminais as glândulas bulbouretrais, os ductos ejaculatórios, a uretra e o escroto.
Os espermatozóides (células germinativas masculinas) são produzidos nos testículos, duas glândulas ovais suspensas no escroto, uma bolsa frouxa de pele. Cada testículo consiste de túbulos seminíferos altamente espiralados que produzem os espermatozóides. Os espermatozóides passam por um tubo único e enrolado de forma complexa, o epidídimo, onde ficam armazenados. Os espermatozóides não estão maduros (isto é, capazes de fertilizar óvulos) quando deixam os testículos. Leva alguns dias para que amadureçam no epidídimo, localizado ao lado dos testículos no interior do escroto.
Da extremidade inferior do epidídimo, um tubo reto e comprido, o duto deferente conduz os espermatozóides do epidídimo ao duto ejaculatório. O duto deferente passa do escroto para o canal inguinal até a cavidade abdominal. Desce então até a pelve, onde se funde com o duto da vesícula seminal para formal o duto ejaculatório, que termina na uretra.
A uretra é um tubo que vai da bexiga até o exterior do corpo; sua parte esponjosa corre pelo pênis. Dentro do pênis, a uretra é rodeada por três colunas de tecido esponjoso erétil. Durante o estimulo sexual, este tecido torna-se cheio de sangue sob uma pressão aumentada. Isto faz com que o pênis fique ereto e, portanto, capaz de penetrar na vagina. A ejaculação de sêmen (espermatozóides misturados com liquido seminal produzidos por varias glândulas, como por exemplo, as vesículas seminais e a próstata), ocorre com a estimulação do pênis.
Conseqüentemente, a uretra transporta urina e sêmen, mas não ao mesmo tempo. A urina não consegue passar durante o estimulo sexual.