Título : Características topográficas e geológicas
Conteúdo :
· Características topográficas e geológicas provocam variações locais no clima Þ em áreas montanhosas, os solos em encostas íngremes têm boa drenagem causando estresse de seca para a vegetação da encosta, já o solo nas terras baixas é saturado por água. Em regiões áridas os córregos das terras baixas ou os leitos de rios sazonais podem sustentar florestas ripárias.
· A temperatura do ar diminui com a altitude Þ causada pela expansão do ar nas pressões atmosféricas mais baixas em altitudes superiores.
· O clima e a rocha matriz subjacente determinam a diversificação dos solos Þ O clima afeta as distribuições de plantas e animais indiretamente através de sua influência no desenvolvimento do solo.
o Solo: camada de material alterado quimicamente e biologicamente que recobre a rocha ou outros materiais inalterados na superfície terrestre. Ele inclui minerais derivados da rocha matriz, minerais modificados recém-formados, matéria orgânica, ar, água, raízes, microorganismos e invertebrados (vermes, artrópodes).
· As camadas distintas do solo: horizontes.
· As características do solo determinam sua capacidade para reter água e para tornar disponíveis os minerais necessários para o crescimento das plantas.
· Cinco fatores determinam as características dos solos: clima, material parental (rocha subjacente), vegetação, topografia local e idade. Os horizontes do solo revelam uma diminuição na influência dos fatores climáticos e bióticos com o aumento da profundidade.
· Os solos existem em um estado dinâmico, modificando-se à medida que se desenvolvem sobre rochas recentemente expostas. E mesmo depois que atingem propriedades estáveis, permanecem num fluxo constante.
· Em ambientes com pouca chuva, a rocha matriz se decompõe vagarosamente e a produção vegetal acrescenta poucos detritos orgânicos ao solo: regiões áridas Þ solo raso; trópicos úmidos Þ alterações químicas podem se estender a profundidades de até 100m; zonas temperadas Þ profundidades intermediárias, média de 1 m.
· Intemperismo: a alteração física e química do material rochoso próximo à superfície da Terra, pela penetração de águas superficiais.
o Alterações químicas iniciais da rocha ocorrem quando a água dissolve alguns de seus minerais mais solúveis (cloreto de sódio e sulfato de cálcio).
o O intemperismo é mais severo sob condições tropicais de alta temperatura e precipitação.
· Sob condições amenas e temperadas de temperatura e precipitação, os grãos de areia e partículas de argila resistem ao intemperismo e formam componentes estáveis do solo. Em solos ácidos, no entanto, as partículas de argila que retêm nutrientes no solo se decompõem e seus íons solúveis são transportados para baixo e depositados em horizontes inferiores Þ podzolização: reduz a fertilidade das camadas superiores do solo.
· A formação do solo enfatiza o papel do ambiente físico, particularmente o clima, a geologia e as formas de relevo na criação da variedade de ambientes para a vida que existe na superfície terrestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário